quinta-feira, 7 de abril de 2011

Desabafo

Por motivos de praticidade (e por incontrolável vontade consumista) recentemente entrei para o mundo dos bitolados por tecnologia e adquiri um Blackberry. Todos os dias, às 9h da manhã, ele desperta e me acorda para o mundo. E não é força de expressão: no momento em que desligo a "maravilhosa melodia" que me tira do meu amado universo dos sonhos o infeliz o lindo aparelhinho liga sozinho e me joga de cara amassada, babada e remelenta à realidade. E aí começa a minha rotina...

Tenho três e-mails conectados a tecnologia do Smartphone, além do meu Twitter pessoal (os outros endereços e perfis, deixei de fora... Não queria parecer viciada em internet, sabe como é...). Depois de receber umas 50 mensagens que tinham chegado entre meia-noite e aquela hora, resolvi checar minha TL no Twitter (se você é bom observador, deve ter notado que em momento algum eu disse que tinha levantado). Eis que às 09h20 um amigo posta a seguinte mensagem:

 "Crianças sendo mantidas em refém em escola em RJ, Realengo na Zona Oeste, neste exato momento... "

Nem tinha saído da cama e já estava recebendo notícias de tragédias, dessas que ocorrem diariamente no mundo. Por causa da minha profissão, esse tipo de informação chega até mim todos os dias em tempo real (e em alguns casos até antes do público em geral), vindas de todas as partes do planeta. Sempre me disseram que, com o tempo, ficaria mais fria, menos sucetível emocionalmente aos dramas humanos. Bom, isso não aconteceu. Ao invés disso, tornei-me mais politizada e descontente com esse tipo de notícia.


E foi justamente essa "consciência"  - ou devo chamar de outra coisa? - que me fez postar um discurso no Twitter (com muito mais de 140 caracteres) que há tempos estava entalado. Reproduzo-o aqui:


A realidade da minha "cidade maravilhosa" às vezes me enoja... Então, vejo casos de "adultos" se espancando em faculdades em Ribeirão Preto; o avanço descontrolado do crack em Brasília; amantes que sequestram e matam filhos dos casos por R$ 1000 em São Paulo;  uma mulher que descobre que é traída e corta fora o pênis do marido e mata o próprio filho atirando-o contra o portão; um pai homofóbico que não aceita o namoro da filha e estimula o filho a matar a namorada da garota em Goiás; e percebo que a violência não é exclusiva do Rio. 
O mundo está louco. As pessoas perderam a noção do certo e errado. E, sinceramente, acho que as coisas ficarão ainda pior. 
Eu não tenho coragem de colocar filhos nesse mundo. Drogas, prostituição, pedofilia, crimes... Hoje, se você é honesto, é babaca. Legal é se dar bem às custas dos outros, é mentir, enganar, roubar, matar, cheirar...
Não vejo com bons olhos o futuro de uma sociedade assim.


Um conhecido cantor de nome Marcelo diz em uma de suas músicas "andam dizendo que o bem vence o mal. Por aqui vou torcendo p/ chegar ao final". Eu também D2. Eu também...



2 comentários:

  1. Legal... boa idéia.. um camila por camila..rs.
    boa sorte e bons textos

    ResponderExcluir
  2. Bom te ver desabafando. Sempre soube que pensava igual a mim,já discutimos sobre vários assuntos desses e você também sabe que concordo.
    Uma vez comentando com um colega, depois de ver um jornal, eu odeio ver jornal, que o mundo para mim está doido, doente, ao contrário. Ele achou estranho, falou que eu estava ficando doido, muito coisa boa ainda. Não discutimos e fomos em uma sorveteria conversar, lá passando um jornal na tv e passando morte de uma criança por bobagem, menino que matou outro, por ae vai, ele vira e fala você está coberto de razão.
    Eu fico triste de ver as coisas assim, eu tenho 22 anos e não tenho fé no mundo desde 15 anos de idade. Vivo pensando em minha família, em mim e as pessoas próximas, me tornei muito egoísta.
    Parabéns Ca pelo blog e pelo desabafo, espero que isso ajude você, pelo menos um pouco.
    Beijos

    Só uma observação, eu odeio ver jornal pelas imagens que mostra, pela a forma que mostra tudo. Prefiro ler na net, sites, porque assim não preciso ver crianças de uma escola ensanguentadas, gritando, chorando, desesperadas por causa de um doido que sofreu quando era pequeno. Não tenho cabeça para ver essas coisas, acho que isso já é d+ para aparecer na tv as 8h da noite, 1h da tarde e por ae vai.

    Beijos ca, desculpa ter falado d+ e tinha mais coisas pra falar e não quis uashhusa
    sorte no blog

    ResponderExcluir