domingo, 25 de outubro de 2015

Feminista? Eu?

Não é de hoje que muitas pessoas me vêem como feminista. Mas, na cabeça deles, o que isso quer dizer? É uma coisa boa ou ruim?


Já vi quem me acusasse de elevar a mulher contra o homem. Acreditem, essa não sou eu. Como poderia combater violência com mais violência? Não foi essa a criação que recebi em casa. "Olho por olho e o mundo ficará cego"  já disse Mahatma Gandhi.


Não me entenda mal. Não estou dizendo que não exista uma cultura machista que até hoje é influente na sociedade. Quando vejo mulheres xingando outras de "puta" por estarem usando essa roupa ou dançando aquela música, percebo o quanto isso está arraigado. É uma noção ampla que atingiu até mesmo a forma de pensar de algumas mulheres.

E aí entra de tudo: Fulana foi estuprada, mas também, com aquela roupa... Tava pedindo. Beltrana apanha do marido todo dia e continua com ele. Bem feito, tem mais que apanhar mesmo para deixar de ser babaca. Essas frases eu não ouvi de homens... E é isso que me preocupa. Como a gente pode defender esse tipo de pensamento?


Eu tenho cá minhas história de violência. Já fui agredida por ex-namorado. Já fui molestada. Fui agredida verbalmente e psicologicamente. Inúmeras vezes andava pela rua e tive que ouvir cantadas de gosto muito duvidoso. Já fui seguida por um cara que achou que se eu estava sozinha, podia ser abordada. Já recebi uma ligação: seu currículo é muito bom, mas preciso de uma foto pra saber se você é bonita. Já trabalhei em mais de um lugar que ralava igual a todos e recebia menos que meus colegas do sexo masculino. Tudo isso, TUDO é violência contra a mulher.

E é por isso que eu luto. Luto por um sistema igualitário onde homens e mulheres sejam reconhecidos por suas capacidades. Onde a aparência não conte. Onde o que importa é se você é bom ou não. Isso nos faz merecedores de alguma coisa. A minha luta é para que homens e mulheres possam ter acesso aos mesmos direitos, deveres e serem tratados de forma justa.

Isso faz de mim feminista? Não na concepção pejorativa que muitos deram à palavra. Porque para muita gente hoje o feminismo é uma coisa negativa, que pode ser igualada ao machismo por seu extremismo. Mas isso é uma versão completamente distorcida do movimento.


Não saio com meus peitos de fora, não acho que homens são a escória, que não precisamos deles. Não venha com o discurso de que não se depila porque isso é um imposição do patriarcado opressor.

Sou feminista sim! Com muito orgulho, no real significado da palavra: luta pela equidade de gêneros! Então vou mesmo bater o pé, defender direitos iguais, que as mulheres possam fazer o que elas quiserem: desde não se depilar até ser dona de casa. Porque isso é o movimento realmente defende: liberdade de escolhas e aceitação.

E quando eu levantar uma bandeira para a mulher, tenha em mente que não é meu único foco. Eu não luto só pela gente. Luto para que todos: homens e mulheres, de qualquer idade, nacionalidade, sexualidade, possam ter os mesmos papéis na sociedade. Os mesmos direitos e deveres.

E se você acha que estou errada, tudo que eu posso fazer é tentar te mostrar o caminho do século XXI. Espero que você consiga segui-lo.



Um comentário:

  1. É lamentável que o termo tenha perdido o seu real significado... mas ainda assim, eu creio que chegaremos, algum dia, em um mundo em que eu possa andar na rua com a roupa que eu quiser sem medo de ser estuprada, a minha situação de maternidade solteira não será olhada com peninha da moça que "oh, tão bonita e não conseguiu segurar o marido..." e o meu trabalho não seja perdido pq não entrei na piadinha machista do chefe... com ou sem feminismo, eu sei que meus direitos são muito maiores do que os que tenho hoje...

    ResponderExcluir