quarta-feira, 18 de maio de 2011

Vamos falar de preconceito?


Já faz um tempo que penso muito nesse assunto. Melhor, tema. Porque chamar preconceito de "assunto" é limitar demais. Existem vários tipos de preconceitos: contra mulheres, homossexuais, religiosos, racismo... Na verdade, esses são os mais populares. Existem outros que a gente nem percebe: contra portadores de necessidades especiais, estrangeiros, pobres, gagos, tímidos, gordos, magros... Poderia estender-me ao infinito (ok... sei que não é fisicamente possível, mas faça um esforço e encare isso como uma metáfora).


 O dicionário Houaiss define "preconceito" como qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico. ideia, opinião ou sentimento desfavorável formado sem conhecimento abalizado, ponderação ou razão; sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; intolerância; qualquer atitude étnica que preencha uma função irracional específica, para seu portador. Exatamente por TUDO isso que um post só não é suficiente para falar sobre preconceito. Sendo assim, decidi criar vários posts, como uma sessão do blog, como faço com Crônicas & Contos, por exemplo.
 
Aí ficou a dúvida: por onde começar? Aproveitando o ensejo da aprovação da união estável gay, este será o primeiro tópico a ser tratado: a homofobia. Num segundo momento, também de olho no que se passa na mídia, falarei do preconceito linguístico (refiro-me ao caso do livro polêmico da célebre frase "os menino vai pescar).

E depois? Ah, depois vocês que me dirão qual tópico virá a seguir. Que tal? Assim interagimos, discutimos, trocamos ideias. E espero realmente que pelo menos alguém participe (nem que seja a minha mãe!)

Beijinhos e até o próximo post! 

Um comentário:

  1. Este é um tema muito abrangente, mesmo.
    Aguardo suas postagens para debatermos!

    ResponderExcluir