terça-feira, 14 de junho de 2011

O que há com o mundo?

Eixão
No último sábado, 17 de junho, uma jovem caminhava tranquilamente pela quadra 208 norte (Asa Norte, Brasília - pertinho do meu trabalho), às 17h quando foi abordada por um morador de rua da região. O homem obrigou-a a acompanhá-lo até a 108 (para quem não conhece Brasília, isso significa que atravessaram o Eixão, a via pública mais utilizada da cidade com inúmeras passagens subterrâneas por onde, diariamente, transitam muitos pedestres).

Chegando ao destino, a jovem foi estuprada. ESTUPRADA. Em um sábado. À luz do dia. E sabe o que é mais revoltante? Havia testemunhas! Muitas! Mas ninguém fez absolutamente nada. A mulher atacada pediu socorro aos berros. Não intercederam. Não chamaram a polícia. Nada.
Foi a própria vítima, depois de ter sido abusada e abandonada no meio da rua, que procurou socorro em um dos prédios ao redor - esqueci de mencionar isso: o ataque ocorreu em uma área residencial.


Quando li uma matéria sobre o assunto, fiquei chocada. Como assim várias pessoa vêm uma mulher ser abordada, carregada contra vontade e estuprada durante o dia e ninguém faz nada? Isso me faz pensar no quanto o ser humano está cada vez mais egoísta. No mundo capitalista competitivo o que importa é o "eu". E o resto do mundo? Que se dane!

É por atitudes assim que vemos com cada vez mais frequência matérias sobre namoradas assassinadas, filhos que matam pais, crianças abusadas... Não importa. Nada disso importa, porque não é com o "eu". É com o "outro". Mas pense por um segundo: poderia ser com você. E NINGUÉM estaria lá p/ ajudar.
Quando li essa matéria no trabalho, minha chefe perguntou: "Essas pessoas não tem consciência? Não tem compaixão? Não tem irmãs, filhas, mães, esposas?" Eu simplesmente respondi: "O que elas não tem é coração..."

5 comentários:

  1. Tocante...
    Realmente, o egoismo impera... a falta de carater, a falta de valorizacao do outro eh o que existe hoje em dia...
    Sao poucos os momentos, sao poucas as pessoas, que ainda mantem viva aquela chama do 'amor ao proximo'... o resto quer saber do que tem no bolso, dos seus problemas... e que cada um cuide se si, do modo mais egoista da ideia...
    Fatalidades ocorrem... crimes ocorrem... mas mesmo nesse caso, o crime maior eh a negligencia das pessoas de verem a cena, e nao tomarem partido...
    Motivacao hoje eh viver pros seus problemas, e ignorar os dos outros...

    ResponderExcluir
  2. Puxa Camila!
    O mundo caminha para os caos do individualismo. O que acontece com os outros não tem mais importância alguma. A própria morte e a dor não toca mais os homens. O sofrimento alheio pouco importa.
    - E eu com isso que se morre de fome, eu tenho o que comer todo dia!
    - E dai que o marido bate nela, ela merece!
    - Morreu foi? A vida é assim mesmo!
    Eu ouço isso sempre. Acaba o sofredor sendo o culpado de tudo.
    Ouvi essa semana que um estudante de economia foi morto em um assalto por que se negou a entregar seu carro, e na delegacia o bandido, de classe média alta, disse: "ele não quis entregar ai levou chumbo!". Como assim??? Você trabalha sua vida inteira para conseguir seus bens e tem que entregar ou então morre?
    É o que esta acontecendo por ai...
    É como o mundo anda girando!
    Me pergunto muitas vezes como ver uma criança ser espancada e simplesmente fechar os olhos? Como ver uma mulher ser estuprada e torturada e não falar nada? Como ver alguém abrir a bolsa de outra pessoa na rua e roubar seus pertences e ficar em silêncio? Como ver crianças famintas na rua e simplesmente mudar de calçada? Como ver uma mãe chorar sobre o caixão de seu filho e simplesmente achar que a vida é assim mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Acho que toda essa cultura de filmes carnificinas, jornais que so falam tragedia todos os dias, numeros de homicidios e de mortes
    Meio que fizeram as pessoas acreditar que essas coisas agora..."hoje em dia" são normais
    não banais
    qualquer coisa eh culpa da sociedade e sociedade

    NÃO
    é culpa das proprias pessoas, ou seja, voce mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, como o ser humano está se tornando cruel... Como se o próprio "umbigo" fosse o mais importante...

    ResponderExcluir
  5. é triste ver o ser humano caminhando pra trás... é tanta barbarie q me sinto na era de sodoma e gomorra... será q tb vamos acabar como eles, queimados pelo fogo e enxofre da nossa propria bestialidade?

    ResponderExcluir