quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A culpa é de quem?


Estou chocada com o caso da menina de 14 anos que foi estuprada na Colônia Agrícola Heleno Fragoso, no Complexo Penitenciário de Americano, Pará. A garota afirma que não lembra quantos homens eram, mais que imagina serem "uns 10" e que, além de violentá-la e agredi-la fisicamente, teriam obrigado-na a ingerir bebidas alcoólicas e usar drogas.

É certo que talvez a menina tenha aumentado um pouco o caso, afinal, uma pessoa tão jovem sofrer tamanho abuso não deixa de ficar com a cabeça confusa e imaginar certas coisas. Então, até que os resultados dos exames e das investigações saiam, não se pode afirmar que tudo o que ela fala é verdade. Menos ainda devemos imaginar que é uma completa mentira.



Não me compreendam mal. Quero somente que paremos para analisar todas as questões envolvidas. Uma mulher - até onde se sabe, de nome "Ane" - aborda uma criança, diz conhecer sua família e a leva para ser estuprada. Quatro dias. Durante quatro dias ela e mais duas outras jovens foram violentadas e torturadas por um sem número de detentos.


Oras, nenhum menor de idade entraria em uma prisão (seja lá de qual tipo for) sem conhecimento de ninguém. E, obviamente, gritos femininos seriam facilmente identificados em meio de tantas vozes masculinas. Então, me pergunto, que tipo de Estado temos que é representado publicamente por funcionários que permitem ato tão desumano? E não vamos aqui restringir a esse caso. Lembremos também dos crimes cometidos diariamente nas cadeias e nas ruas do país com a conivência e, muitas vezes, até com a ajuda de quem deveria nos defender.

Pedofilia, estupro, agressão física, drogas... Quanto mais analiso, mais a lista cresce... Sinceramente, não me sinto segura. Como pode haver pessoas que se submetem a participar desse tipo de coisa apenas por ganância? Por dinheiro? Sim, dinheiro. Ou você pensa que as meninas foram levadas para lá a troco de nada? Que a interceptadora fez isso por caridade aos pobres detentos que estavam em forte crise de abstinência sexual? E que ninguém na colônia notou porque todos sofreram, de repente, de surdez e cegueira coletiva? Acordem! Isso não é nenhuma história do Saramago. Dinheiro, poder, é isso que sempre está por trás de casos como esse.



Atrevo-me, inclusive, a dizer que muito provavelmente essas não foram as únicas vítimas. Esse esquema já deveria existir antes e continuará existindo depois que o caso for esquecido. Porque, com o tempo, de nada mais nos lembramos no Brasil. E, um dia quem sabe, serão as nossas crianças a andarem pelas ruas e serem aliciadas. Ou atropeladas na porta da escola. Ou assassinadas a facadas por uma ex-namorada descontente. Ou... ou tantas outras atrocidades que vemos todos os dias nas páginas do jornal.... E nesse dia, e somente nesse dia, iremos sofrer, mobilizar-nos e tentar salvar outras vidas. Enquanto o resto do país sofre de perda de memória - desta vez sim - coletiva.



Crimes acontecem porque permitimos. A sociedade está doente. Já falei aqui, em outro post, de uma mulher que foi estuprada em Brasília à luz do dia, com testemunhas, e ninguém fez nada (para ler, acesse aqui). Por que? Porque o outro não é tão importante como nós mesmos. Então, só nos preocupamos com o outro enquanto o problema está na tela da TV. Depois sentamo-nos todos confortavelmente para assistirmos à novela das 21h.

Enquanto houver esse tipo de comportamento, haverá discriminação, assassinatos, corrupção, tráfico de drogas, pedofilia, prostituição... E não pense você que estou sendo exagerada. Um mundo melhor é feito todos os dias, por cada um de nós. No "bom dia" que damos ao porteiro, ao ajudar alguém na rua, ao devolvermos o troco a mais que recebemos por engano. Então, pare de pensar que você sozinho não influencia em nada e, ao invés de queimar neurônios assistindo "Big Brother" ou "A Fazenda", faça uma coisa pouco usual: reflita. E se pergunte: o que fiz de bom para a sociedade hoje?







6 comentários:

  1. UALLL

    Falou e disse!!!!

    Concordo com tudinho ai q vc disse...

    Amei o "se liga"

    Smacksss

    @Vampireska

    ResponderExcluir
  2. Vc está coberta de razão. Infelizmente como povo ainda estamos engatinhando e a justiça, sabidamente não é para todos. Espero ainda poder ver um Brasil mais juntos e mais honestos com seus filhos e cidadãos.

    ResponderExcluir
  3. Lendo o que tu escreveras, só agora parei para pensar sobre as diversas crueldades e atrocidades que estão a acontecer no nosso país.

    Sim, o Brasil está cada vez pior. E tens razão, a sociedade se silencia em assuntos que deveriam ser gritados em público para todos.

    "A justiça sem a força é impotente, a força sem justiça é tirana."
    (Blaise Pascal)

    Nós somos a força da justiça, ou melhor, nós, cidadãos, que deveríamos ser a justiça. Todavia, muitos acabam esquecendo disso.

    Eu queria saber o que se passa na cabeça dessas pessoas que aceitam dinheiro em troca de silêncio! Será que elas não pensam que futuramente podem ser os próprios filhos deles a serem violentados em silêncio?

    Dizem que sonhar é bom. Ainda sonho com um Brasil melhor para todos. E tento fazer o possível para melhorá-lo. Todavia, de nada adiantará se as pessoas não colocarem a mão na consciência e pensar um pouco.

    "Justiça é consciência, não uma consciência pessoal mas a consciência de toda a humanidade. Aqueles que reconhecem claramente a voz de suas próprias consciências normalmente reconhecem também a voz da justiça."
    (Alexander Solzhenitsyn)

    Beijos <3.

    ResponderExcluir
  4. Seu texto está perfeito. Claro, objetivo e assustadoramente real, infelizmente.

    ResponderExcluir
  5. Pois eh... sociedade em que vivemos...

    Alguns trocados no bolso valem mais que a vida e honra de outra pessoa... mesmo de uma crianca...

    Na terra do 'cada um por si, e o resto que se dane', coisas assim acontecem com uma frequencia bem maior do que se imagina... ate porque, ESSA menina foi pra delegacia denunciar... quantas vezes sera que isso ja nao aconteceu, sem que ningem tenha dito nada?

    Nos tempos da escravidao, a pessoa tinha seu peso medido em moedas, de acordo com o que podia produzir... a força que tinha... eram tempos 'vulgares', onde se trocavam vidas por $... mas afinal, qual a diferenca daquela epoca para a de agora? Tirando o chicote, e talves os mercados de escravos, alguns continuam trocando sim vidas por $ sem o menor problema...

    Parabens gatona... apesar de ser um 'pessimo' assunto... que sequer devia existir...

    ResponderExcluir
  6. Cara, onde o mundo vai parar, primeiro pelo fato de alguém se estuprado em uma penitenciaria, segundo por ser uma criança, que não tem a capacidade de se defender sozinha do mundo do outro lado do portão de sua casa.. Como alguém em sã consciência consegue fazer mal ao outro, a um outro indefeso, por falta de dinheiro, se ela esta precisando de dinheiro, pq ela não vende o próprio corpo pros penitenciários, e leva a mãe junto porra, pra ela ver oq é bom, sentir na pele algo q já fez a alguém...

    Mas, me explica, como vai pra frente um país onde é eleito alguém com a capacidade, inteligência, responsabilidade, e total noção do que esta fazendo, como o Tiririca?

    Hoje em dia, o sonho de uma criancinha na favela, periferia, entre outros, não é mais ser ladrão, nem bandido, nem traficante, nem nada do gênero, o bagulho é ser político mesmo, que o lucro é maior!

    Enfim, mas a culpa é de quem?
    A CULPA, não é só da tal Ane, ou dos agentes penitenciários, ou dos presos, A CULPA É DE TODA POPULAÇÃO, sem tirar nem por, já dizia Renato Russo "Todo mundo diz que a voz do povo é a voz de Deus! Será que Deus é mudo?"
    Não adianta colocar a boca no trombone so quando a coisa pega pro seu lado, o negocio é sempre, (só pra reforçar) SEMPRE, reclamar. Todos reclamando, desde o mais rico ao mais pobre, o governo fará oque? Vai matar todo mundo? Num vai porra nenhuma. Ou muda, ou muda. Concordo com Lima Barreto em dizer que o Brasil não tem povo, tem público. Ou seja, Brasil um país de todos, nada mais que uma UTOPIA, pois a cada dia que passa, atrocidades como essas ocorrerão mais e mais...

    É isso ae, Welcome to da HELL, motherfucker! (:

    ResponderExcluir