domingo, 11 de agosto de 2013

Escreveu "Camila"


" Escuta: eu te deixo ser. Deixa-me ser,então."

" Só se sente nos ouvidos o próprio coração.... ....Pois nós não fomos feitos senão para o pequeno silêncio."

"A única verdade é que vivo. Sinceramente, eu vivo. Quem sou? Bem, isso já é demais...."

"E só to triste hoje por que to cansada. No geral sou alegre."

"E, antes de aprender a ser livre, eu aguentava – só para não ser livre."

"Então escrever é o modo de quem tem a palavra como isca: a palavra pescando o que não é palavra. Quando essa não-palavra - a entrelinha - morde a isca, alguma coisa se escreveu."

"Faz de conta que ela não estava chorando por dentro -pois agora mansamente, embora de olhos secos, o coração estava molhado; ela saíra agora da voracidade de viver"

"Inútil querer me classificar,eu simplesmente escapulo não deixando. Gênero não me pega mais."

"Mas quero ter a liberdade de dizer coisas sem nexo como profunda forma de te atingir. Só o errado me atrai, e amo o pecado, a flor do pecado"

"Mas tenho medo do que é novo e tenho medo de viver o que não entendo - quero sempre ter a garantia de pelo menos estar pensando que entendo, não sei me entregar à desorientação."

"Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é possível fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada".

"O que me mata é o cotidiano. Eu queria só exceções."

"Sou composta por urgências: minhas alegrias são intensas; minhas tristezas, absolutas. Me entupo de ausências, me esvazio de excessos. Eu não caibo no estreito, eu só vivo nos extremos."

"Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... Ou toca, ou não toca".

"Um dia uma folha me bateu nos cílios. Achei Deus de uma grande delicadeza."

"A gente escreve como quem ama."

"A palavra é meu domínio sobre o mundo".

"Aliás - descubro eu agora - eu também não faço a menor falta, e até o que escrevo um outro escreveria."

"Ando de um lado para outro, dentro de mim. Estou bastante acostumada a estar só, mesmo junto dos outros."

"Às vezes me dá enjoo de gente. Depois passa e fico de novo toda curiosa e atenta. E é só."

"Brasília…Uma prisão ao ar livre."

"Divertir os outros, um dos modos mais emocionantes de existir."

"É uma infâmia nascer para morrer não se sabe quando nem onde."

"Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam." 

"Enquanto escrever e falar vou ter que fingir que alguém está segurando a minha mão."

"Enquanto isso as nuvens são brancas e o céu é todo azul."

"Escrevo porque sou um desesperado e estou cansado, não suporto mais a rotina de me ser e se não fosse a sempre novidade que é escrever, eu me morreria simbolicamente todos os dias."

"Eu não sou promíscua. Mas sou caleidoscópica: fascinam-me as minhas mutações faiscantes que aqui caleidoscopicamente registro."



"Fico às vezes reduzida ao essencial, quer dizer, só meu coração bate."

"Não sei se quero descansar,por estar realmente cansada ou se quero descansar para desistir."

"Perder-se também é caminho."

"Sempre conservei uma aspa à esquerda e à direita de mim."

"Ter nascido me estragou a saúde."

“Eu sou nostálgica demais, pareço ter perdido alguma coisa não se sabe onde e quando”

"E se me achar esquisita, respeite também. até eu fui obrigada a me respeitar."

Clarice Lispector





Nenhum comentário:

Postar um comentário