segunda-feira, 6 de junho de 2011

Educação, uma questão política

Há pouco li "PIB, Qualidade de Vida e Educação" no blog do Júnior Flôr  e resolvi deixar um comentário. Ao final do primeiro parágrafo, percebi que dali surgiria um texto.  Tanto para responder ao estímulo de Júnior quanto para não perder a cadência de ideias, continuei escrevendo como um comentário, mas decidi reproduzi-lo aqui.



No Brasil, educação não é uma questão econômica, mas política. Num país que nasceu como colônia, a educação jamais foi priorizada. Afinal, um povo instruído contesta, exige e, sem dúvida, não era esse tipo de dor de cabeça que nossos colonizadores queriam.

De colônia à monarquia. De monarquia a república (e incluo aqui também as ditaduras de Getúlio e dos militares) cada um dos nossos governantes herdou essa máxima e aprendeu bem a lição: uma sociedade instruída é um inimigo do governo. E nós - o povo -  nos contentamos muito bem com nosso papel. Afinal, não é à toa que se vende um voto em troca de R$ 50 ou de um par de sapatos novos.


O comando de ordem agora é lutar por uma educação melhor. Será? Duvido muito. É muito mais uma questão de "modismo". O assunto só veio à tona porque os grandes veículos de massa (vulgo "tv" e "rádio") resolveram tocar na questão, mas só até aparecer outra coisa interessante que venda mais. O negócio na imprensa é fazer barulho. Três semanas falando de um mesmo assunto já perde apelo ao público. E, acredite, sempre aparecerão coisas mais interessantes.

Exemplo disso é a recente questão do impeachment não ter sido incluído no "Túnel do Tempo" do Senado. O presidente da Casa, Sarney, disse que não era uma passagem "relevante para história do país". Prato cheio p/ imprensa! Assunto repercutido no mundo inteiro. População indignada. 




Três dias depois, Sarney reconsidera e coloca o quadrinho falando do impeachment na exposição. Ufa! agora sim, nossa consciência está em paz! E morreu o assunto. Quase ninguém lembrou que o Collor tinha voltado à vida política. 


Se o impeachment foi tão importante, porque eleger o ex-presidente p/ cargos públicos com um dos maiores percentuais de votos? 


É nessa sociedade manipulada - porque lhe é cômodo - em que você acredita? Desculpe, mas eu não...



Sobre o caso do "Túnel do Tempo" do Senado, escrevi uma matéria - talvez uma das últimas -  no Tá Todo Mundo Comentando. Quem tiver interesse, só clicar aqui >> Senado "esquece" Collor


2 comentários:

  1. Vero...
    Sociedade decadente, onde uma eleicao nao eh vencida, mas leiloada...
    Um povo sem cultura, que prefere apostar no 'jeitinho brasileiro' do que exigir educacao...
    E um governo que prefere 'vaquinhas de presepio', que vao pra onde forem mandadas, do que cidadaos pensantes, conscientes e criticos...

    Isso eh Brasil !!

    ResponderExcluir
  2. Ainda é necessario mtos anos de conscientização em massa pra q algo seja mudado. Uma minoria entende q só qdo tiver conhecimento e entendimento vai poder opinar com propriedade pra mudar. Uma maioria prefere ser manipulado em troca de espelho e apito...

    ResponderExcluir