terça-feira, 27 de agosto de 2013

Mais Médicos, Menos Ética

"Eu, solenemente, juro consagrar minha vida a serviço da Humanidade. Darei como reconhecimento a meus mestres, meu respeito e minha gratidão. Praticarei a minha profissão com consciência e dignidade. A saúde dos meus pacientes será a minha primeira preocupação. Respeitarei os segredos a mim confiados. Manterei, a todo custo, no máximo possível, a honra e a tradição da profissão médica. Meus colegas serão meus irmãos. Não permitirei que concepções religiosas, nacionais, raciais, partidárias ou sociais intervenham entre meu dever e meus pacientes. Manterei o mais alto respeito pela vida humana, desde sua concepção. Mesmo sob ameaça, não usarei meu conhecimento médico em princípios contrários às leis da natureza. Faço estas promessas, solene e livremente, pela minha própria honra."

Juramento dos formandos em Medicina



Minha prima, que é médica, que me perdoe, mas não tenho visto esse juramento sendo colocado muito em prática nas últimas semanas. A comunidade médica tem chiado bastante desde que o governo anunciou o Mais Médicos, dizendo que os de fora tirariam seus empregos.


Oras, não sejamos hipócritas. Sempre houve cadastro de médicos estrangeiros para trabalhar no Brasil. O que o Mais Médicos fez foi estimular que os profissionais, nascidos aqui ou não, optassem por clinicar nas cidades mais pobres, mais carentes. Pois é... Os daqui também estão inclusos no programa, mas pasmem: quase nenhum médico brasileiro quer sair do conforto da sua capital, quiçá de sua clínica particular, para tentar salvar vidas Brasil a fora. A preferência das vagas era deles. Não quiseram, os próximos da fila eram os estrangeiros. Cubanos, bolivianos e até franceses saíram de seus países p/ clinicar em condições duvidosas no interior de um país desconhecido. O salário é bom? Tem que ser, afinal eles salvam vidas.

Agora, querido leitor, vamos ao momento da reflexão. Temos uma parcela da classe médica brasileira - sim, parcela. Há aqueles que são a favor do programa - reclamando e vaiando nos aeroportos os estrangeiros (sabe como é... Os leitos do SUS estão vazios, dá tempo de ir xingar aos outros). E essa parcela foi hostilizar colegas profissionais que vieram ocupar vagas que foram desprezadas por ela mesma. Onde está a coerência nisso? 

É preciso abrir um parêntese para o comentário infeliz do presidente do CRM de Minas que disse que instruirá seus médicos a NÃO atenderem pacientes de profissionais cubanos e nem ajudarem os colegas em caso de necessidade? Acho que não. A declaração deste ilustríssimo... senhor fala por si.

Ah, sim! Antes que eu me esqueça! Médicos-escravos de Fidel com apoio de Dilma. Isso Os profissionais cubanos não vão receber diretamente do governo brasileiro. O salário será repassado ao governo de Cuba, que distribuirá uma quantia aos médicos. Mas não necessariamente caracteriza escravidão. Para isso o Ministério Público do Trabalho está investigando.

Então, por favor, se baseiem em provas, não em especulações. Pode ser verdade, pode. Mas há chances gigantescas de ser apenas mais uma manobra política. Então, antes de replicar qualquer link no facebook ou no twitter, pense sobre ele.


"Não permitirei que concepções religiosas, nacionais, raciais, partidárias ou sociais intervenham entre meu dever e meus pacientes. " É... acho que estamos precisando rever isso aí...






2 comentários:

  1. Cara... fodastico como sempre...
    Tem nem o que dizer... isso ta virando uma palhaçada desde o inicio... os medicos brasileiros nao querem trabalhar fora de grandes centros... e estao reclamando pq medicos estrangeiros vai pra la... nao tem logica, nao tem coerencia, nao tem nexo...
    Quale afinal? Se eu nao quero ir pq nao eh confortavel, entao ninguem mais pode?
    O povo que se lasque com a saude?
    Medicos nao sao Deuses, apesar de salvarem vidas... quem tem direito de criticar por aceitar fazer o que outros desdenham?
    Salvem sim vidas... se sao cubanos, coreanos, indus... nao importa, contanto que o povo tenha o atendimento que merece... contanto que a carencia seja sanada, por mim pode ser ate pajé da tribo tupi que nao me importa...
    Que sejam bem vindos os cubanos, e quaisquer outro que se disponha a sair de seu pais pra se enfurnar no meio do mato, com poucas condicoes e nenhum incentivo, com materiais sucateados (quando existem), e SALVAR VIDAS aqui no Brasil...
    E quem nao quis aceitar a vaga que estava disponivel, que fique de bico fechado...

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS CAMILA POR MAIS UM BELO TEXTO.
    FAZ UM BOM TEMPO QUE 99% DOS MEDICOS NÃO SEGUEM MAIS ESSE
    JURAMENTO DE HIPÓCRATES, ACHO QUE NEM DEVEM SABER QUEM E ESSE.
    SÓ LIGAM PARA O DINHEIRO E NADA MAS.
    OS CONVENIOS LUCRANDO CADA VEZ MAIS COM ESSA SAÚDE, NÃO SEI SE E O TERMO CERTO PARA ISSO, ESTÁ MAIS PARA DOENTE MESMO.
    MUITOS LUGARES ESTÃO OFERECENDO RIOS DE DINHEIRO POR MEDICOS
    MAS COMO E LONGE DA MODORMIA ELES NÃO QUEREM IR.
    AINDA QUEREM RECLAMAR POVO HIPÓCRITA.
    QUE VEM ESSES MEDICOS LOGO, NÃO IMPORTA DE ONDE E SIM QUE HONREM O JURAMENTO QUE FIZERAM.
    BEIJOS .
    DANIEL TIGRE

    ResponderExcluir