segunda-feira, 6 de maio de 2013

17 ou 21?


Nas últimas semanas tenho visto notícias que funcionam como um verdadeiro transporte ao tão famoso túnel do tempo: estupros coletivos, abusos sexuais em público sem ninguém se manifestar, cura gay, intolerância religiosa, religião se misturando com a política. Quando vejo isso tudo eu penso estar no séc. XVII, porque eu aprendi na escola que era nessa época que essas coisas aconteciam.

Mas hoje deixei meu lado atônito para trás e coloquei meu racional para funcionar. Não, não estamos no séc. XVII. Estamos no XXI. Sim! O grande século da nova era, dos avanços científicos, das descobertas, dos grandes passos para a modernidade. E, sim, é neste mesmíssimo século que essas atrocidades acontecem.

Para olhos destreinados, parece um absurdo, um paradoxo. Mas faça como eu, querido leitor: respire fundo, conte até 10, dispa-se de seus preconceitos e embarque na minha jornada - que pode se mostrar uma grande perda de tempo para você ao final.


Essas barbaridades não estão acontecendo agora. A verdade é que elas NUNCA deixaram de acontecer! Esqueça os anos 80, os hippies, "make love, no war". A guerra continuou, por baixo dos panos, como sempre foi (concordo que mais violenta).  Mas agora a informação é uma grande aliada do povo. Ressalvo aqui que não de todo o povo, somente de quem sabe como usá-la e melhor absorver conhecimento dela, mas isso é assunto para outro post.

A informação é aliada do povo. Hoje mesmo eu disse isso à minha mãe: a qualquer hora, em qualquer lugar, eu tenho o mundo em minhas mãos e me comunico com quem quiser, em qualquer parte do planeta. É a era do fim dos segredos, de remexer as feridas.

E, meu Deus, como catucar as feridas dói! Perguntem isso a qualquer criança! O machucado está lá, paradinho, sem cuidar, já criou até casquinha, mas inflamou. É preciso abrí-lo, mexer, tirar o pus, a inflamação. E vai doer, e vai sangrar, e muitos vão reclamar, gritar e ser contra. Mas não há outro remédio.

O que vemos hoje acontecer, amigo leitor, é a assepsia de feridas putrefatas que precisam urgentemente de um tratamento para que não resultem no amputamento de um membro.

Então, sim! Tragamos de volta as discussões sobre sexualidade, aborto, estupro, papel da mulher da sociedade. Mas nos livremos das amarras que nos prendem ao passado para que vejamos com outros olhos essas questões. Já dizia Albert Einstein "não há maior sinal de loucura do que fazer uma coisa repetidamente e esperar a cada vez um resultado diferente." E nenhum de nós quer ser louco! (Assim espero...)


Essa é a nossa - terceira, quarta? - grande chance de resolvermos todas essas questões definitivamente e colocar um ponto final! Porque depois delas, ainda temos muitas outras a se resolverem. Então, não tardemos mais protelando até a quinta ou sexta oportunidade. A hora é agora!

Começo eu então com a minha opinião: estupro é crime hediondo e, por tanto, inafiançável. Mas, ainda sim, temos uma sociedade que se cala diante de crimes cometidos contra a mulher. Há até quem diga que a culpa é da vítima Com se ser "estuprada" fosse uma experiência muito boa. Aliás, deveriam esses também ser presos, por estupidez.

Homofobia é crime. Não hediondo, mas deveria ser. Não é natural uma pessoa andar tranquilamente pela rua e ser espancada - em muitos casos, até a morte - por sua opção sexual. E não me venham com xurumelas de que "Deus criou o encaixe perfeito e de que é nojento". O encaixe é de cada um e que usem do jeito que quiserem e ninguém tem nada a ver com isso! Passa a ser da nossa conta, sim, quando inocentes são agredidos e mortos por simplesmente serem o que são. Voltaire dizia "posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la." Espero que você também consiga.

Religião e política jamais devem se misturar. E não digo isso por não ser evangélica ou católica. A história nos ensina. Como era o Brasil quando o Estado não era laico? Como são os países do oriente cujos Estados não são laicos? Pense nisso.

Intolerância religiosa é crime hediondo e inafiançável previsto em lei e na Constituição. E assim deve ser. Não faço piadinhas com outras religiões, não gosto que façam com a minha e repreendo duramente quem faz com qualquer uma. A fé é individual e sagrada. Cada um tem a sua e ninguém pode tripudiar em cima do que você acredita como um bem maior.


E você? Qual é a sua opinião?






6 comentários:

  1. Eu tenho venho percebendo esse crescente aumento nos casos de violência de um modo geral, não apenas de estupros ou homofobia. O caso da dentista queimada por não ter dinheiro na carteira é um bom exemplo disso.

    Me parece que a população está ficando polarizada... ao mesmo tempo em que vejo avanços incríveis na tecnologia temos uma geração cada vez mais burra e alienada. Uns muito bons, outros muito maus... É como se estivesse acontecendo uma seleção natural (e aqui eu vou viajar "grandão") onde os fracos estão se matando desesperados por alguma coisa que nem eles sabem... acuados como animais em perigo e a unica forma de se tornarem relevantes é praticando crimes e violencias como se quisessem se reafirmar como machos e femeas alpha, já que atraves de inteligencia não irá acontecer.

    O que eu vejo é um crescente aumento da sensação de impunidade. É como se essa geração não tivesse limites.

    E discordo quando vc diz que isso tudo estava debaixo dos panos. Muita coisa realmente ocorria sem que houvesse divulgação, mas infelizmente acredito que a sociedade está sim piorando, ficando mais cruel. s pessoas estão cada vez mais voltadas para si sem se importar com o próximo, e isso não é frase pronta de livro de auto-ajuda, é o que está ocorrendo.

    Mas como você disse ainda temos muitas coisas do que se orgulhar. Muitos avanços tecnológicos farão desse mundo um lugar mais decente e calmo para se viver, disso não tenho dúvidas.

    A única duvida que tenho é: dará tempo dessa revolução acontecer?

    ResponderExcluir
  2. Bah KK, como eu gosto dos teus textos. Do ponto de vista literário pq são bem escritos e colocados, do ponto de vista pessoal pq partilhamos se sentimentos e pensamentos mto parecidos. Eu concordo com o comentário acima do Erik sobre não achar q isto tudo estava embaixo dos panos. Na minha opiniao houve sim uma moralizada durante um tempo e agora a coisa voltou a desandar, mas de resto concordo absolutamente com tudo o que colocaste, especialmente sobre o estupro ser crime hediondo, sobre tão ter cabimento as pessoas não poderem optar pelo sexo que lhe agradam e sobre religião não ser passível de discussão. Mto bom pra refletirmos, pena não ser lido em massa...

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente adorei o seu texto. A cada momento me deparo questionando os meus pensamentos e posso afirmar, tenho dúvidas em várias questão, principalmente da forma em que os fatos estão surgindo, e, é nítido que se estão acreditando cada vez mais na impunidade, pois os crimes estão com uma dose muito maior de agressividade, nunca ouvi falar tanto em estupro, razão pelo qual, praticamente, obrigo minha filha andar em grupo para que ela não venha se surpreender, já que no momento não posso protege-la. Tenho medo, confesso, da intolerância com que os indivíduos se apresentam, seja ela qual for, religiosa, opção sexual, futebol e outras mais. É muito crime, é muito menor que tem certeza que a pena será branda, por causa do Estatuto, é polícia corrompida, e assim vai. Isso é assunto para muitas pautas, e estarei aqui aguardando um novo post.

    ResponderExcluir
  4. Bom... nao vou nem comentar muito, pq seu texto (muito bem escrito como sempre) segue mais ou menos a linha daquele meu comentario que vc curtiu... ja sabe minha opinao...

    To com vc... liberdade de expressao, liberdade sexual, liberdade em todos os sentidos... respeito, honra... 'igualdade' acima de tudo... nao me importa se eh branco ou preto, amarelo ou verde com listras... nao me importa se eh homo, hetero, bi ou 'so na suruba'... respeite e seja respeitado... os meus direitos sao os mesmos seus, e os deveres idem...

    ResponderExcluir
  5. Magnifico texto,Sobrinha e como sempre muito sagaz! Deixo um texto como contribuição e comentário escrito em 2011!Saudades!

    Assim Caminha a Humanidade

    “A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.” Mahatma Gandi

    A intolerância esta fomentada nas relações humanas e desde os primórdios se presencia a aniquilação das populações em virtude de divergências religiosas e política.
    Em A Juventude do Rei Henrique IV ,Heinrich Mann (1993:11) percebemos isso claramente:

    “Mas no país inteiro também se incendiava e matava em nome das crenças inimigas. A diferença das crenças religiosas era levada profundamente a sério, e transformava as pessoas que normalmente nada separava em inimigos extremados. Algumas palavras, especialmente a palavra missa, tinham efeito tão terrível que um irmão tornava-se incompreensível e de sangue estranho para outro”


    Matamos em nome de Deus, com tamanhos requintes de crueldade que talvez até “Lúcifer” ficaria com medo de nos enfrentar.

    Matamos judeus, escravizamos negros, índios... Invadimos povos, aniquilamos sonhos.
    A Historia nos mostra esses momentos para que nos envergonhemos e diferentemente daqueles busquemos conviver harmoniosamente, mas como eles, somos inquisidores nas nossas relações sociais e familiares.

    Às vezes de forma sutil ou em momentos de fúria, demonstramos nossa intolerância com quem não pensa e nem vive como nós.

    Somos opressores dos fragilizados, por sua condição econômica, cultural, étnica, sexual. Contribuir para transformar esta realidade é também um compromisso dos intelectuais com responsabilidade social diante do mundo em que vive, com o seu país e com os que econômica e culturalmente desfavorecidos.

    Ninguém possui a verdade integral, quer em ciência, quer em filosofia, quer em religião. Justamente por isso, devemos procurar a luz do conhecimento, observando, estudando e raciocinando sem preconceitos.


    Respeitar e Discordar sim, Intolerante jamais!

    ResponderExcluir
  6. OI CAMILA ADOREI O TEXTO MUITO BEM ESCRITO.
    PARA MIM QUE VIVO LENDO DE TUDO UM POUCO
    AS COISAS NÃO MUDARAM MUITO, APENAS ESTÁ
    FACIL DE SABER O QUE ACONTECE DEVIDO A INTERNET.
    COMO VOCÊ ME CONHECE VOU SER DIRETO, NÃO GOSTO DE RELIGIÃO
    OU DE HOMOSEXUAL, MAS NEM POR ISSO VOU AGRIDER OU FALTAR COM
    RESPEITO BASTA NÃO ME ENCHER A PACIENÇIA.
    MUITO PESSOAS PREFEREM FECHAR OS OLHOS DIANTE DE ALGO DIFICIL
    DO QUE LIDAR COM O PROBLEMA.
    MUITOS FALAM DE FUTURO, TENHO MEDO DESSE TAL DE " FUTURO " PORQUE
    ATÉ O MOMENTO SÓ VEJO O MUNDO E SER HUMANO PIORANDO CADA VEZ MAIS.
    MAIS LOGICO ESSE E MINHA OPINIÃO E NÃO ESTOU AQUI PARA AGRADAR NINGUEM.
    CONTINUE ASSIM CAMILA, ESPERO PROXIMOS TEXTOS.KKKKK
    BEIJOS.
    DANIEL TIGRE

    ResponderExcluir